terça-feira, 16 de abril de 2013

Instalando o Oracle Linux

Neste post irei abordar os passos para realizar a instalação do Oracle Linux na VM que configuramos no post anterior. Então vamos lá.


Após inserir a mídia de instalação ou a .iso do Sistema irá abrir a tela abaixo. Vamos escolher a opção "Install or upgrade an existing system" que como o nome já diz faz a instalação ou atualização do sistema.

Figura 1 - Tela de Boas Vindas do Oracle Linux



Na próxima tela não a nada a se fazer a não ser clicar em Next.


Figura 2 - Tela de Apresentação do Oracle Linux
Agora iremos escolher o idioma que queremos que nosso sistema tenha. Eu preferi escolher a versão English(English) mas fica a seu critério.


Figura 3 - Escolha de idioma

Escolhendo a opção "Basic Storage Devices" estamos dizendo que queremos usar as configurações default para a instalação do sistema.

Figura 4 - Escolhendo o modo de instalação

No próximo passo escolheremos se iremos fazer uma nova instalação ou se fazer uma atualização, escolham a opção "Fresh Installation".

Figura 5 - Escolhendo o tipo de instalação
Vamos agora dar um nome para a nossa estação, por default ela vem com o nome "localhost.localdomain", aqui utilizamos o nome "oracle11g" fique a vontade para o botar o nome que quiser, mas ATENÇÃO! É imprescindível que você guarde esse nome, futuramente iremos utiliza-lo.


Figura 6 - Escolhendo o hostname

Neste ponto iremos escolher como o espaço em disco será utilizado.Vamos utilizar a opção "Use All Space" partindo do princípio que não temos nenhuma outra máquina virtual instalada e que criamos o disco exclusivamente para ela, então podemos utilizar todo o espaço em disco.


Figura 7 - Gerenciando espaço de disco

Agora vamos escolher para qual finalidade o nosso sistema está sendo instalado, eu escolhi a opção Desktop para que seja instalado toda a parte de interface gráfica facilitando assim o nosso manuseio (Já que somos iniciantes).

Figura 8 - Finalidade do sistema
Após clicar em Next na tela da figura anterior, irá começar então o processo de instalação do nosso Sistema Operacional. Você pode tomar um café enquanto são carregados os arquivos para sua máquina, ao término da instalação irá aparecer a tela da figura 9 clique em Reboot e aguarde o sistema reiniciar.

Figura 9 - Fim da instalação

Após a reinicialização do sistema irá ser apresentada uma nova tela de boas vindas, sendo essa  de configurações para inicialização do sistema. Basta clicar em "Forward"

Figura 10 - Tela de boas vindas
Os famosos termos de uso, se você falar que leu tudo você é um mentiroso, mas enfim, selecione a opção Yes e prossiga.

Figura 11 - Termos de uso

Nesta tela você pode, ou não, fazer os updates do software. No meu caso eu não fiz, segui em frente, sugiro que façam o mesmo.

Figura 12 - Tela de Updates


Criação de usuário, vamos criar um usuário chamado oracle, a senha fica a seu critério.




Com isso concluímos a instalação do Oracle Linux e estamos prontos(ou quase) para começar a instalar o nosso banco de dados. Num próximo post, provavelmente não neste horário mas sim nesse site, com esse cabeça dura que vos fala. Um grande abraço e espero que eu tenha conseguido ajuda-los de alguma forma.  


Um comentário:

l