sexta-feira, 19 de abril de 2013

Configurando a Rede no Virtual Box e Oracle Linux

Bom dia, boa tarde, boa noite amigos e entusiastas DBA's hoje vou ensinar mais uma pouco da preparação do computador para a instalação do Oracle.
Vou passar pra vocês uma configuração de rede que não é obrigatória, mas facilita e ajuda bastante na hora de gerenciarmos o nosso banco de dados em máquina virtual. Então vamos lá!

Passo 1 - Primeiro ao abrir a tela do Virtual box, vamos selecionar a máquina que vão utilizar para instalar o nosso banco e vamos clicar em configurações.

Figura 1 - Virtual box



Passo 2 - Feito isso irá abrir a tela de configuração da nossa máquina virtual, escolha a sub-opção redes. Em "conectado a:" escolha a opção Placa em modo Bridge, essa opção configura a nossa rede para utilizar uma conexão com a rede/internet independente da usada na máquina principal. Clique em ok para finalizar a configuração.

Figura 2 - Configurando rede

Passo 3 - Com a rede da máquina virtual configurada agora vamos configurar a rede do Oracle Linux que instalamos. Inicie a VM e siga os seguinte meu: System > Preferences > Network Connections irá abrir a configuração de rede do Linux.

Figura 3 - Acessando rede do linux

Passo 4 - Vamos agora adicionar uma rede para a nossa estação na tela de redes clique em Add irá abrir uma tela como Figura 4, clique na aba IPV4 Settings. Em method altere para Manual e em Address e DNS serves configure um IP Fixo para a estação. As configurações abaixo mostram a configuração de um roteador doméstico de internet. No final da configuração clique em Apply.

Figura 4 - Configurando conexão

Pronto, rede configurada e pronta para conexão com a internet utilizando o IP fixo, basta testar e garantir que esteja tudo funcionando.

Figura 5 - Conectando


Mas um posto galera, em caso de dúvidas podem perguntar nos comentários e eu não souber terei o maior prazer de pesquisar e trazer a resposta pra vocês, um grande abraço e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

l