quarta-feira, 24 de abril de 2013

Instalando e utilizando o SSH: Secure Shell + Xming

Olha eu aqui de novo meninos e meninas, como vocês estão? Hoje vou mostrar pra vocês como instalar e algumas formas de utilização do SSH: Secure Shell. SSH é um client para gerenciamento de servidores, com ele nós podemos fazer diversas operações como por exemplo transferir arquivos entre estações diferentes utilizar o terminal do linux e por ai vai.
Vou utiliza-lo para evitar que fiquemos presos a máquina virtual, vou instalar na minha maquina raiz que está instalada com o Windows 7 e fazer a ponte com a nossa VM. Após o termino bastará ligar a vm e poderemos nos conectar pelo client. Então vamos a instalação...

Instalando o SSH

Passo 1 - Primeiro vamos baixar o programa, ele é free e se encontra em diversos sites de donwload no meu caso eu baixei do do link abaixo mas fique a vontade para baixar de onde achar melhor.

http://www.baixaki.com.br/download/ssh-secure-shell.htm

Passo 2 - Então vamos ao NNF(Next, Next, Finish) colocarei as telas do processo de instalação mas é basicamente clicar em Próximo até o final, sem mistérios.

Figura 1 - Tela de boas vindas


Figura 2 - Termos de uso


Figura 3 - Escolher caminho

Figura 4 - Pasta do programa
Figura 5 - Selecionar componentes


Figura 6 - Verificação do que será instalado


Figura 7 - Instalação


Figura 8 - Fim da instalação



Utilizando o SSH

Primeiro vou mostrar como logar no Client que habilitará o terminal do linux para utilizarmos.

Passo 1 - Abra o programa e clique em "Quick Connect", abrirá uma segunda tela perguntando Host, User Name e Port Number. Lembra o ip fixo que configuramos na rede do linux?! Então, com a VM ligada insira o ip, o nome do usuário, que no meu caso é oracle e clique em Connect.

Figura 9 - Conectando no client


Passo 2 - Irá solicitar o Password do usuário, insira e clique em Ok.

Figura 10 - Inserindo password

Passo 3 - Se tudo estiver ok, nós já estamos conectados a nossa máquina virtual. Para facilitar nós podemos salvar o nosso logon de entrada com isso você não precisará digitar ip, user name, ficando obrigatória apenas a senha. Vale lembrar que podemos salvar mais de uma conexão.

Figura 11 - Salvando usuário

Passo 4 - E fim! Agora podemos acessar nossa VM através da nossa máquina principal via terminal, facilitando assim o gerenciamento do nosso sistema.

Figura 12 - Navegando no sistema


SSH Secure File Transfer

Temos também o SSH Secure File Transfer que serve para a troca de arquivos entre duas estações, o processo de conexão é igual ao do client. Após conectado nós temos a visão das duas estações, a que você utiliza e o servidor que você está conectado, no nosso caso a VM. Basta arrasta ou copiar e colar que conseguimos transferir arquivos facilmente. 

Figura 13 - Transferindo arquivos.


Instalando o plugin Xming

Precisamos também, após a instalação do SSH, instalar o Xming. O Xming serve para deixar que utilizemos interface gráfica a partir do SSH e assim facilitando nosso aprendizado.
Podemos baixa o Xming no site sourceforge.net/projects/xming/ . Após baixar o arquivo basta instalar, é bem fácil, vá avançado até concluir a instalação.

Para ativar o Xming no seu SSH vá em Edit > Settings  e na aba Tunneling marque a opção Tunel X11 connections. E pronto! Agora temos SSH e podemos utilizar interface gráfica da nossa VM.

Figura 14 - Configuração Xming

Nenhum comentário:

Postar um comentário

l