quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Criando O Banco de Dados Utilizando o DBCA

Olá galera depois de alguns meses de muita correria no trabalho e com término da faculdade chegando meu tempo, ou melhor, minha capacidade de gerenciamento de tempo foi comprometida em relação a atualização do blog. Enfim, estou de volta e com o "grand finalle" . Depois de configurar máquina virtual, instalar o software de gerenciamento e o listener, está de hora de instalarmos o banco de dados no nosso servidor! Vamos lá!

Para realizar a instalação utilizaremos o DBCA que é o Assistente de configuração de banco de dados do Oracle. Com o servidor ligado, SSH logado e Xming ativo digitem na tela dbca.

Figura 1 - dbca



Irá abrir a tela de boas vindas do dbca basta clicar em Próximo.

Figura 2 - Tela de boas vindas

Na próxima tela podemos escolher qual das opções queremos fazer. No nosso caso Criar um banco de dados. Como o servidor está vazio ainda as outras opções estão inválidas.

Figura 3 - Criar banco de dados


Vamos agora escolher o modelo de banco de dados. No nosso caso vamos escolher fins gerais, mais a frente irei explicar as outras alternativas.

Figura 4 - Modelo de banco de dados

Clicando em próximo vamos agora escolher o nome do nosso banco de dados. Deixarei o default que é "orcl" mas fique a vontade para dar o nome que preferir.

Figura 5 - Nome do banco de dados


Opções de gerenciamento, bom sempre deixo as opções default, nunca precisei mexer nessa bagaça e então é o que ensinarei pra vocês. Mas como o nome diz são opções e complementos de gerenciamento do banco de dados.

Figura 6 - Opções de gerenciamento


Na próxima tela iremos dizer qual a senha dos usuário de administração do banco de dados. Vamos utilizar a opção de dizer a mesma senha para todos os usuários já que são muitos e pra você não esquecer alguma né meu caro?!

Figura 7 - Senha de usuários


Agora, vamos dizer os locais onde será instalar o banco, e mais uma vez vamos deixar a configuração default.

Figura 8 - Localização de banco de dados

Opções de recuperação, vamos nesta tela dizer o caminho para eventuais backups do nosso banco de dados, e olha só?! Manteremos o default mais uma vez!

Figura 9 - Configuração de recuperação

Na próxima tela vamos dizer se queremos inserir exemplos de schema no nosso banco de dados. Você sabe o que é esquema? Não? Então você não marcará nada e seguirá a diante, com o passar dos comentários irei explicar o que é esquema pra vocês.

Figura 10 - Conteúdo de banco de dados


Parâmetros de inicialização, nesta tela iremos setar as configurações gerais do banco, memória, conjunto de caracteres, etc... E imaginem só, DEFAULT! Vamos para próxima tela!

Figura 11 - Parâmetros de inicialização

Calma galera, estamos chegando lá. Nesta tela teremos a visualização dos principais arquivos do banco, tablespace, redo logs, arquivos de controle... Como eu posso dizer?? "Tipo assim" vamos deixar tudo default.

Figura 12 - Armazenamento do Banco de dados

Opções de criação. Nós podemos definir métodos de instalação para o nosso banco. Vamos criar o banco de dados diretamente, mas poderíamos, por exemplo, gerar scripts de criação de todas essas configurações e caso precisemos apagar e criar o banco novamente, seria necessário apenas rodar o script novamente.

Figura 13 - Opções de criação

O Resumo, é o resumo. Mostrará tudo que você escolheu até aqui para que você verifique se está tudo certinho.

Figura 14 - Resumo

Após clicar em OK, a instalação começa mas o cabeçudo aqui esqueceu de printar a tela pra vocês. Mas nada mais é do que aquela barrinha carregando e mostrando pra gente a porcentagem de conclusão do processo.

------10%
---------------------- 45%
----------------------------------90%
----------------------------------------------100%


Por fim, a tela de aviso de conclusão de instalação. Ela lhe dirá que todo o processo foi feito com sucesso e então você estará apto a utilizar finalmente seu banco de dados, ufa, demorou mais saiu!.

Figura 15 - Final de instalação


Bom galera é isso. Espero que não tenha esquecido nada, mas estou com tempo tão apertado que nem revisão de texto fiz para postar hoje hehehe. Vamos ver o que nos aguarda para o próximo post, até lá!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

l