quinta-feira, 18 de julho de 2013

Instalando o Software Oracle 11g

Opa molecada, como vocês estão? Hoje irei abordar a instalação do software do Oracle 11G. Digo software porque só vou instalar as ferramentas e estruturar a máquina para receber o banco que, num post posterior, irei ensinar de uma outra maneira, utilizando o DBCA.

Coma  máquina virtual ligada, vamos abrir o SSH e o Xming. No SSH iremos utilizar a opção de compartilhamento de arquivos e vamos passar o instalador para a VM no diretório que preferir.

Figura 1 - Transferir instalador



Feito isso vamos acessar a pasta database, e executar o arquivo runInstaller seguindo os seguinte comandos:

cd <diretório>/database
./runInstaller ignoreSysPrereqs

O ignoreSysPrereqs serve para ao executar o instalador ele ignore os pré requisitos de sistema. Mas se acalme, a Oracle tenta impedir a instalação dos seus produtos em SO's não homologado por ela, mas isso não significa que elas não aceitem os produtos.

E então a mágica começa a acontecer. A primeira tela, é a tela de registro de e-mail para suporte Oracle, não é necessário como nosso banco é apenas para estudo, clique em Próximo e em seguida aparecerá um aviso bastando clicar em Sim.

Figura 2 - Email de suporte


Agora devemos escolher como vamos instalar nosso banco, como havia comentando mais acima, vamos escolher a opção Instalar somente software de banco de dados. Nada lhe impede de escolher a primeira opção que já cria o banco de dados automaticamente no instalador, se tiverem curiosidade fiquem a vontade.

Figura 3 - Forma de instalação

Na próxima tela será apresentada as opções de quantidade de banco de dados, existe a forma única e a de cluster, mas a explicação da instalação clusterizada ficará para um próximo post. Escolha a primeira opção, que instalará uma instância única.

Figura 4 - Instância única

Escolheremos então o idioma, aqui não a nada que precise ser explicado já que Time is money e money qye é good nós num have passemos adiante.

Figura 5 - Escolha de idiomas

Após o idioma, vamos agora escolher que tipo de banco de dados será o instado por nós. Vamos escolher a opção Enterprise Edition.

Figura 6 - Tipo do banco de dados

Agora vamos escolher os diretórios para a instalação do nosso banco. Certifique-se que os diretórios existem, e crio-os se necessário. O caminho que consta na imagem é o caminho default da Oracle é costuma ser respeitado pelos Analistas.

Figura 7 - Escolhendo diretório

Lembra dos grupos de usuários que criamos na pré-instalação? Então agora vamos dizer quais grupos serão responsáveis pelo nosso banco. Siga como na imagem.

Figura 8 - Grupos do banco

Chegamos então a tela de pré-requisitos MAS o cabeçudo aqui esqueceu de printar. Independente disso certifique-se que todos os pré-requisitos foram atendidos antes de continuar com a instalação.

Já com todos os pré-requisitos atendidos chegamos a tela de resumo, onde podemos verificar todas as configurações escolhidas, caso encontre algum erro você pode voltar e acertar, antes que se realiza o processo de instalação.

Figura 9 - Resumo Oracle

Agora vai! Clicando em finalizar na tela anterior irá começar a realizar a tão sonhada instalação do software Oracle 11G.

Figura 10 - Instalando Oracle

Mas como nem tudo são flores, antes do finalizar o processo de instalação, irá aparecer a tela abaixo, bastar seguir os passos que são indicados e executar o arquivo root.sh com o usuário root. Mas ATENÇÃO execute o arquivo antes de clicar em OK da tela para que a instalação seja feita com sucesso.

Figura 11 - Executar root.sh

E finalmente, temos a instalação do software do Oracle 11G instalado com sucesso! Que bonito =')

Figura 12 - Tela final de instalação.

E é isso pessoal, espero que tenham gostado e que, principalmente, tenham os ajudado a entender um pouquinho mais sobre o Oracle 11G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

l